Todas as segundas-feiras a Revista QB escolherá uma pergunta sobre carreira e publicará a resposta aqui. Hoje pescamos a pergunta do Vitor Nascimento.

Faço Comércio Exterior, porém é difícil no mercado de trabalho. Estou pensando em alterar para Logística no próximo semestre, o que acha?
Pergunta enviada por Vitor Nascimento.

Uma dica que pode ajudar o Vitor e também quem está em dúvida entre as carreiras é se fazer estas três perguntas e buscar a resposta delas antes de se decidir:

1- Com o que eu quero trabalhar depois de formado?
Veja as opções que mais te agradam e entenda qual dos dois cursos possibilita um caminho mais curto até seu objetivo final. Lembre-se também de verificar se há especializações necessárias para pleitear as vagas de seu interesse.

2- Como está o mercado de trabalho, para as duas áreas, na sua região?
Pesquise sobre o mercado de trabalho. Mas vá mais fundo, veja qual a perspectiva das duas profissões para os próximos anos. Considere crises financeiras, variações nos índices de importação e exportação, flutuação de moeda  etc. Tudo que pode influenciar na sua carreira deve ser do seu conhecimento, assim pode tomar uma decisão mais consistente.

3- Existem profissionais de Comércio Exterior atuando em Logística?
Primeiro dê uma olhada na grade do seu curso e compare-a com a de Logística. Viu algumas matérias em comum? Se sim, converse com professores e profissionais da área e veja se na região o mercado para Logística absorve profissionais de Comércio Exterior. Também é legal você olhar as vagas ofertadas na área de Logística e entender se você terá os requisitos ao final do curso.

Se, com as suas respostas, você identificar que as vagas que mais te interessam e estão mais próximas a você são restritas a profissionais de Logística, é realmente hora de considerar uma troca de curso. Mas, se você perceber que o curso de Comércio Exterior te agrada mais e que consegue inserção no mercado de trabalho até mesmo em Logística (que é sua segunda opção), é só ser estratégico e investir em cursos extras e em estágios profissionais durante a graduação!